As VPNs (Virtual Private Networks) permitem que os usuários remotos de redes privadas (redes Intel) se comuniquem livremente e de forma segura em uma rede pública como a Internet. Muitas empresas, inclusive a Intel, agora usam as mesmas soluções de hardware e software de VPN que os funcionários com conexões de alta velocidade à Internet usam para estabelecer um túnel seguro entre a residência e a rede corporativa.
O aplicativo de cliente VPN conecta o usuário remoto à WLAN com um acesso seguro à rede privada, como se o usuário estivesse no local. Como usuário remoto, a conexão (de alta ou baixa velocidade) à Internet é estabelecida primeiro. Em seguida, o aplicativo de cliente VPN é usado para estabelecer uma conexão segura chamada túnel entre o computador remoto e a rede privada.
O cliente VPN suporta as seguintes tecnologias para se conectar à Internet:
Existem duas formas de criar uma conexão de VPN: por discagem a um provedor ou por conexão direta.
Discagem a um provedor: A conexão de VPN faz primeiro a chamada ao provedor. Depois de estabelecida a conexão, é feita uma outra chamada ao servidor de acesso remoto que estabelece o túnel PPTP ou L2TP. Depois da autenticação, o acesso à rede corporativa é estabelecido.
Conexão direta à Internet: Conexão direta à Internet significa acesso IP direto sem passar por um provedor. O usuário que já está conectado à Internet usa uma conexão de VPN para discar o número do servidor de acesso remoto. Depois da autenticação, o usuário pode acessar a rede corporativa, obtendo a mesma funcionalidade do exemplo anterior.
Se você tiver um cliente Winsock Proxy ativo, não será possível criar uma VPN. O cliente Winsock Proxy redireciona imediatamente os dados para um servidor proxy configurado antes que estes dados possam ser processados da forma adequada por uma VPN. Para estabelecer uma VPN, desative o cliente Winsock Proxy.
Uma vez que as VPNs (virtual private networks) suportam os protocolos de rede mais comuns, elas podem ser facilmente usadas por clientes de redes Ethernet, TCP/IP e IPX. O protocolo IPX/SPX não está disponível no Windows XP Edição de 64 bits.
Para aumentar a segurança, o administrador da rede pode configurar a discagem de acesso remoto de forma a definir um grupo em que todos os usuários designados a este perfil sejam obrigados a se autenticar usando o EAP (Extensible Authentication Protocol) e a criptografar os dados usando criptografia forte (128 bits). Quando o usuário é designado ao perfil do grupo, estas medidas de segurança entram automaticamente em vigor e o usuário é obrigado a usá-las ao se conectar ao servidor de acesso remoto. Você deve configurar sua conexão de VPN de modo compatível com as diretrizes estabelecidas pelo administrador da rede.
Copyright© 2003 Intel Corporation.