Voltar à página do índice

Informações sobre a tecnologia de LAN sem fio

As redes sem fio conectam computadores sem usar cabos de rede. Os computadores usam comunicação por rádio para enviar dados entre si. Você pode se comunicar diretamente com outros computadores sem fio ou conectar-se a uma rede através de um ponto de acesso. Ao configurar o adaptador sem fio você seleciona o modo de operação que quiser para cada rede sem fio. Você pode usar o adaptador Intel(R) PRO/Wireless para conectar-se a outros dispositivos sem fio semelhantes que atendem ao padrão 802.11.

Escolher um modo de LAN sem fio

As LANs sem fio podem operar com ou sem pontos de acesso, dependendo do número de usuários na rede. O modo de infra-estrutura usa ponto de acesso para permitir aos computadores enviar e receber informações. Os computadores sem fio transmitem para o ponto de acesso, o ponto de acesso recebe as informações e as retransmite para outros computadores. O ponto de acesso pode também conectar-se a uma rede por cabo ou à Internet. Vários pontos de acesso podem trabalhar juntos para cobrir uma área ampla.


O modo ponto-a-ponto, também denominado modo ad hoc, funciona sem pontos de acesso e permitem aos computadores sem fio enviar informações diretamente a outros computadores sem fio. Você pode usar o modo ponto-a-ponto para conectar computadores em rede em casa, na pequena empresa ou para configurar uma rede sem fio temporária para uma reunião.

Configurar uma LAN sem fio

Existem três componentes básicos que precisam ser configurados para uma LAN sem fio operar de maneira adequada:

  • Nome da rede—Cada rede sem fio usa um nome de identificação exclusivo. Este nome é o SSID (Service Set Identifier). Quando você configura o adaptador sem fio, você especifica o SSID. Se quiser conectar-se a uma rede já existente, é necessário usar o nome dessa rede. Se estiver configurando sua própria rede, você pode criar o nome que quiser e usá-lo em cada computador. O nome pode ser de até 32 caracteres e conter letras e números.
  • Perfis—Ao configurar seu computador para acessar uma rede sem fio, o Intel(R) PROSet cria um perfil com as configurações sem fio que você especificar. Se quiser se conectar a outra rede, você pode procurar redes existentes e fazer uma conexão temporária ou criar um novo perfil para essa rede. Após ter criado os perfis, seu computador se conectará automaticamente quando você mudar de local.
  • Segurança—As redes sem fio 802.11 usam criptografia para ajudar a proteger os dados. O WEP, privacidade equivalente a cabo, usa uma chave de criptografia compartilhada de 64 bits ou de 128 bits para codificar os dados. Antes do computador transmitir os dados, ele codifica os dados usando um chave secreta de criptografia. O computador que recebe os dados usa essa mesma chave para decodificar os dados. Se você conectar-se a uma rede já existente, use a chave de criptografia fornecida pelo administrador para a rede sem fio. Se estiver configurando sua própria rede você pode criar sua própria chave e usá-la em cada computador.

Identificar uma rede sem fio

Dependendo do tamanho e dos componentes de uma LAN sem fio, existem muitas maneiras de identificar uma LAN sem fio:

  • Nome da rede ou SSID (Service Set Identifier)—Identifica a rede sem fio. Todos os dispositivos sem fio na rede precisam usar o mesmo SSID.
  • ESSID (Extended Service Set Identifier)—Caso especial de SSID usado para identificar uma rede sem fio que inclui pontos de acesso.
  • IBSSID (Independent Basic Service Set Identifier)—Caso especial de SSID usado para identificar uma rede de computadores sem fio configurados para se comunicarem diretamente entre si sem ponto de acesso.
  • BSSID (Basic Service Set Identifier)—Identificador exclusivo para cada dispositivo sem fio. O BSSID é o endereço MAC Ethernet do dispositivo.
  • SSID de difusão—Um ponto de acesso pode responder aos computadores enviando pacotes de teste com o SSID de difusão. Se este recurso for habilitado no ponto de acesso, qualquer usuário sem fio pode associar-se ao ponto de acesso usando um SSID em branco (null).

Pesquisa de local para sua WLAN

Fazer uma pesquisa de local para sua LAN sem fio é a etapa mais importante no processo de configurar uma rede sem fio. Isso reduz consideravelmente o processo de resolução de problemas que você terá após ter configurado e preparado a LAN sem fio para o teste de conexão. Para fazer uma pesquisa de local você precisa das seguintes ferramentas:

  • Um ponto de acesso (ou um computador laptop) que esteja configurado como um transmissor. Ele deve ser montado próximo e na mesma altura do local designado para a LAN sem fio.
  • Um laptop que irá agir como um receptor móvel. Este deve conter o software de pesquisa de local.
  • Um mapa ou planta da área ou do edifício que será usado para mapear a intensidade dos sinais.

Assim que tiver as ferramentas necessárias, você estará preparado para fazer a pesquisa do interior do edifício. Abra o software de pesquisa de local no laptop receptor móvel e mova-o pela área pretendida para a LAN sem fio para testar a intensidade do sinal. Assegure-se de verificar a intensidade do sinal para cada local pretendido para os pontos de acesso. Se você encontrar problemas durante a pesquisa do local, verifique se o seu laptop não está próximo de uma parede contenha metal, como um duto de ar condicionado, que possa interferir com a faixa de alcance do sinal. Mova o transmissor e teste novamente a intensidade do sinal. Para que os usuários tenham uma cobertura ininterrupta ao movimentarem-se de um ponto de acesso para outro, os níveis de sinal em cada ponto precisam se sobrepor. Existem software disponíveis que determinam o alcance dos sinais sem interrupção de um ponto de acesso a outro.

A infra-estrutura do edifício pode algumas vezes interferir com o sinal de microondas mas se você encontrar o local e a causa da interferência isso permitirá o planejamento dos melhores locais para montar seus pontos de acesso para uma cobertura otimizada. Os sinais de microondas viajam em todas as direções, o que significa que há um único ponto de acesso para um edifício de vários andares. Entretanto, a faixa de alcance depende muito do material utilizado na construção do piso, especialmente se forem usados materiais metálicos. Assim que você determinar que o sinal é forte dentro do edifício, você estará preparado para verificar a intensidade do sinal fora do edifício. Para isso, leve o laptop receptor móvel o mais longe possível na rua ou em volta do edifício sem perder significativamente a intensidade do sinal.

Se possível, é bom saber os tipos de rede usadas pelas empresas nos andares acima e abaixo de onde estiver para que possam trabalhar em harmonia. Com as redes sem fio, a segurança é muito importante e se você se comunicar com outros perto de você é melhor selecionar os canais corretos assim como os melhores locais para os pontos de acesso.

Fatores que afetam a faixa de alcance

Embora os pontos de acesso possam transmitir o sinal até 20 metros em uma área com muitas barreiras ou até 165 metros numa área aberta, a faixa de alcance é afetada pelos seguintes fatores:

  • Materiais de construção como aço e paredes de gesso podem encurtar a faixa de alcance de sinais de rádio.
  • O layout físico da área pode interferir com os sinais e causar a sua perda.
  • Ruídos eletrônicos de telefones celulares, fornos de microondas ou outros dispositivos na mesma freqüência podem interferir com a transmissão dos sinais.
  • A faixa de alcance é inversamente proporcional à taxa de dados, portanto, quanto mais rápido o sinal é enviado, menor é a que eles têm que percorrer.

A consideração desses fatores durante a pesquisa de local da WLAN é um ponto importante para dar a todos os usuários uma conectividade móvel ininterrupta. O uso de vários pontos de acesso reduz o impacto desses fatores se sua área tiver paredes divisórias.

Segurança mais forte

Embora as redes sem fio sejam fáceis de usar o problema principal está na segurança. Mesmo se você habilitar os parâmetros de segurança definidos no padrão 802.11b, assim como os parâmetros de segurança do seu hardware, a sua rede ainda será vulnerável. Existem algumas coisas que você pode fazer para tornar mais difícil aos intrusos acessarem sua rede:

  • Mudar o nome padrão de rede da WLAN. Todas as configurações de fabricante são de conhecimento público.
  • Não permita que o nome da sua rede seja difundido pelos pontos de acesso. Isso torna mais difícil aos hackers identificar sua rede.
  • Habilite a criptografia WEP (Wired Equivalent Privacy) que é a mesma criptografia usada pelos sites de compras online.
  • Mude suas chaves de criptografia tão freqüentemente quanto possível. O TKIP (Temporal Key Integrity Protocol), que está sendo desenvolvida por um grupo de tarefa do IEEE, mudará as chaves automaticamente.
  • Habilite o filtro de endereço MAC para que cada ponto de acesso possa gerar uma lista de endereços MAC aprovado para sua WLAN.
  • Se você tiver uma rede pequena, use a criptografia de rede virtual privada para segurança adicional. Se tiver uma rede grande, pode ser necessário instalar um gateway entre seus pontos de acesso e seus clientes de rede.

Voltar à página do índice


Copyright (c) 2003 Intel Corporation.